contato@aguamenezes.com.br
Curta nossa página no facebook

POST - 88% dos poços artesianos do país são clandestinos

88% dos poços artesianos do país são clandestinos

88% dos poços artesianos do país são clandestinos
Quase 90% dos poços artesianos do Brasil são irregulares, o que pode causar problemas na saúde da população e impacto ambiental. Saiba mais!

88% dos poços artesianos do país são clandestinos

Apenas 12% dos poços são conhecidos e registrados pelos órgãos públicos
 

Um estudo em parceria com a USP mostra que o Brasil tem aproximadamente 2,5 milhões de poços artesianos, porém quase 90% desses poços são clandestinos, ou seja, não possuem autorização dos órgãos públicos estaduais e federais. É necessária a autorização para furar o poço e a outorga de direito de uso para utilizar a água extraída do poço.

A perfuração ilegal é crime contra o meio-ambiente. Além disso, a água captada de forma irregular pode gerar contaminação de bactérias e microrganismos provocando diarréias, verminoses e até doenças como hepatite.

Poços clandestinos não seguem padrões técnicos exigidos para perfuração e não possuem controle de qualidade da água, pois não seguem as normas de vigilância sanitária, que exigem a realização constante de análise da água para verificar potabilidade entre outros requisitos que testifiquem se a água é própria para consumo humano.

O risco de contaminação da água de poços irregulares em áreas urbanas é muito maior devido à falta de saneamento básico que pode contaminar os lençóis freáticos. Áreas industriais também correm alto risco, pois substâncias tóxicas que não foram devidamente captadas e tratadas também podem contaminar as águas subterrâneas e provocar danos à população, como também ao meio ambiente.

Em muitos poços clandestinos são encontrados coliformes fecais e nitratos relacionados a um maior risco de câncer. Em uma entrevista ao Jornal da Band, o então diretor da Bacia do Médio Tietê, em São Paulo, Luiz Roberto Moretti, disse que é uma crença popular que a água de poço é pura, e que as pessoas “tomam como sendo aquela água a melhor água do mundo, e nem sempre isso é verdadeiro.”

Além de colocar a saúde das pessoas em risco de contaminações e doenças, os poços clandestinos trazem outro fator alarmante que é o acúmulo de perfurações na mesma região.

A falta de regularização dos poços artesianos faz com que lençóis freáticos e aquíferos sejam muito explorados pela própria população. Com empresas, fazendas e muitos moradores cavando seu próprio poço, todos extraindo água do mesmo aquífero sem autorização de órgãos competentes causa interferência hidráulica, faz com que os níveis de água caiam muito, o que por sua vez faz o aquífero secar.

Imagine uma vizinhança onde várias pessoas têm poço artesiano sem permissão e ainda nas redondezas empresas fazem grandes retiradas de água subterrânea. Isso causará um impacto ambiental, pois o lençol freático é responsável por abastecer rios, lagos e oceanos.  Além desse grande impacto no meio ambiente as reservas de água irão se esgotar prejudicando a todos.

 


Empresas com respeito ao consumidor e responsabilidade ambiental


Muitas empresas de caminhão-pipa revendem água de companhias estaduais de águas e esgotos. Aqui no Rio de Janeiro a CEDAE é a companhia responsável pela distribuição de água. Cada estado possui uma empresa responsável. Mas, também há empresas que possuem poço próprio para comercialização de água. O grande problema é que nem todas têm autorização para perfurar um poço e nem para utilizar a água captada do poço, pois pode estar imprópria para consumo humano.

E, como já mostramos em outro post, há empresas de caminhão-pipa que até extraviam água dos encanamentos da CEDAE e chegam a utilizar água parada de piscina para vender. Por isso, desconfie de preços muito baixos de caminhão-pipa, pois algo pode estar errado. Empresas sérias que andam de acordo com todas as regulamentações têm alto custo para cumprir com todas as obrigações legais além de todo custo de transporte, funcionários, etc.

Saiba mais aqui:
Quanto custa um caminhão-pipa no Rio de Janeiro?

A empresa Água Menezes possui todos os requisitos ambientais para fornecer água potável em caminhão-pipa. Possuímos a Outorga de Direito de Uso da Água concedida pelo INEA, como também realizamos testes químicos para verificar e constatar a potabilidade da água.

Sempre que contratar caminhão-pipa exija a Outorga de Uso da Água ou cupom eletrônico da CEDAE, em caso de empresas que revendem água da CEDAE. Dessa forma você estará se protegendo de empresas clandestinas e evitando que você e sua família venham ingerir água contaminada.


Faça já seu orçamento conosco AQUI!

Você também pode também falar conosco via:

Formulário:
http://aguamenezes.com.br/contato

WhatsApp:
(21)96465-7471

Email:
contato@aguamenezes.com.br

Esse post te ajudou? Então compartilhe nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp. Assim você ajuda mais pessoas a cuidarem da água do nosso planeta e a fazerem a melhor escolha de caminhão-pipa d’água.
Até a próxima!
 

Fale conosco Faturamos para empresas.

Nossos serviços

Atendemos: Indústrias Residência Condomínios Shoppings Centers Restaurantes Hotéis, entre outros. Faturamos para empresas.

Segurança

Nossos caminhões atendem às leis da vigilância sanitária. Realizamos serviços de transporte e fornecimento de água potável.

Entre em contato

Entre em contato conosco hoje mesmo!

© 2024 Agua Menezes - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Quero Aparecer