No nosso último post, falamos sobre poço artesiano, se ter um poço artesiano é crime. Mostramos como é feito todo processo de licenciamento ambiental, e os cuidados que devem ser tomados para o processo de perfuração do poço.
Enfim, todo processo desde a autorização para perfuração do poço até a Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos é um pouco prolongado, apesar de já ter tido um grande avanço na desburocratização no licenciamento ambiental.
Por isso, é muito importante que você esteja atento à empresa que irá contratar para fornecer caminhão-pipa d’água. Há empresas que fornecem água potável por preços bem abaixo, exatamente porque não possuem nenhuma regularização junto aos órgãos públicos.
Fornecem água potável em caminhão-pipa de forma clandestina, através de poços artesianos ilegais, ou seja, que não possuem autorização do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), e por isso, não possuem o tratamento adequado, que faz com que a água possa ser contaminada.
Além da autorização para perfurar um poço e exercer qualquer atividade com ele, é preciso também ter o laudo de potabilidade da água. Esse documento comprova que a água é potável, ou seja, própria para o consumo humano.
Empresas de caminhão-pipa no Rio de Janeiro já foram indiciadas por fornecer água potável de forma clandestina, colocando em risco a vida de várias pessoas. Há empresas que até furtam água da rede de distribuição domiciliar da CEDAE. Veja nas reportagens abaixo:
Na ilegalidade do caminhão-pipa, o preço cai pela metade, como diz uma das matérias. Por isso é importante desconfiar de preços muito baixos. Empresas que furam poço de forma ilegal, que roubam água ou que utlizam até água de piscina para vender não têm responsabilidade com a vida das pessoas.
A água fornecida à população deve seguir os parâmetros do Ministério da Saúde, para evitar contaminações. Empresas que têm poços clandestinos ou que usam água de lugares como piscinas e até lagos ou lugares de preservação ambiental, podem contaminar pessoas com diversos tipos de doenças como hepatite A, diarreia devido às bactérias, aleḿ de demais doenças intestinais, de pele entre outras.
Outro cuidado além da procedência da água, é o cuidado com o caminhão-pipa, com sua limpeza e manutenção. Empresas que cometem práticas ilegais, fornecendo água clandestina, com certeza não tomam as medidas corretas de desinfecção e higienização de seus caminhões-pipa.
Exija documentos que comprovem a origem e potabilidade da água. Se tiver alguma dúvida quanto à empresa, procure a ouvidoria da CEDAE para saber se a empresa e o caminhão-pipa são cadastrados. Se a empresa de caminhão-pipa d’água compra água da CEDAE para revender, exija sempre a nota fiscal fornecida pela CEDAE ao motorista da empresa do caminhão-pipa. É um direito seu!
Segundo a Vigilância Sanitária Municipal do Rio, todos os caminhões-pipa têm que ser cadastrados na CEDAE e portar laudo de potabilidade da água. Devem portar medidor de cloro, além de seguir regras de limpeza e manutenção.
Outro fator importante é que cada caminhão-pipa deve portar uma declaração constando que o tanque é de uso exclusivo para armazenamento e transporte de água potável, ou seja, o caminhão-pipa não pode transportar nenhum outro conteúdo senão água potável para evitar contaminações.
O tanque do caminhão-pipa deve ser feito de material resistente, anticorrosivo e não tóxico. Também deve conter a inscrição “ÁGUA POTÁVEL” de forma bem legível. Além do nome, endereço e telefone da empresa responsável também de forma visível.
O tanque não pode ter ferrugens, amassados, rachaduras, muito menos sujeira, pois qualquer uma dessas situações contamina a água. Também deve ter um vão para acesso ao seu interior, de forma que seja possível uma pessoa entrar para realizar todo procedimento de limpeza.
Cada caminhão-pipa deve ter um registro de origem, destino e qualidade da água, com volume, data e local de onde a água foi captada. Deve portar também a identificação do caminhão. O teor do cloro residual deve ser mantido no mínimo em 0,5 mg/l durante todo transporte da água potável até a entrega.
Todos esses cuidados são importantes para a saúde da população que muitas vezes sofre por falta de informação.
Se a empresa de caminhão-pipa tiver poço próprio autorizado pelos órgãos públicos, como é o caso da Água Menezes, peça o laudo de potabilidade da Água. O laudo é um documento importante, emitido por um laboratório sério, para comprovar que a água que chega a sua residência é verdadeiramente própria para o seu consumo e de sua família.
Nós do Água Menezes possuímos a Outorga de Direito de Uso dos Recursos Hídricos, além da autorização do INEA e órgãos competentes. Também periodicamente realizamos testes de potabilidade da água que fornecemos. Entendemos que trabalhar com água, é trabalhar com as vidas de milhares de pessoas, pois todos dependemos de água para viver.
Por isso temos o compromisso de cuidar de um dos bens mais importantes que possuímos, a água, porém mais importante que a água é a qualidade de vida de cada cliente que deposita em nós confiança.
Exija seus direitos ao comprar água potável de caminhão-pipa.
Gostou? Então compartilhe!
Até a próxima!