É uma reserva de água que fica embaixo do solo abastecida pela chuva, e funciona como uma espécie de caixa d’água que alimenta os rios. Os aquíferos fornecem água para poços, nascentes e são importantes para o abastecimento.
Os aquíferos se formam da seguinte maneira: No período de chuvas a água penetra pela terra e se deposita nesses reservatórios subterrâneos formados por rochas. Depois, essa água acumulada no interior do solo irá abastecer os rios, principalmente na época da seca ou período seco, que é o período com poucas chuvas.
Os aquíferos são importantíssimos para o período de estiagem, pois eles mantêm boa parte dos rios brasileiros perenes, ou seja, evitando que sequem no período da falta de chuvas.
Os aquíferos funcionam como um tipo de reserva de água para momentos de menor ocorrência de chuvas. Pense na seguinte situação, é como uma pessoa que poupa todo mês uma quantia em dinheiro para se preparar para um momento que talvez possa faltar recursos financeiros, como ficar sem salário por algum motivo ou caso surja alguma emergência. Por ter dinheiro guardado, essa pessoa vai poder se manter e resolver o que for preciso.
Assim é o aquífero. Ele é essa poupança da natureza para momentos em que na falta de chuvas, os rios não sejam prejudicados e assim haja água suficiente até o próximo período de chuvas.
Eles são classificados de acordo com o tipo de porosidade da rocha e a pressão à qual estão submetidos.
Os aquíferos livres ou freáticos alimentam diretamente os rios. Seu nível de água varia de acordo com a quantidade de chuva e são mais fáceis de contaminar, estão mais sujeitos à poluição. É o tipo de aquífero mais comum e mais explorado pelo ser humano.
Já os aquíferos confinados ou artesianos estão mais protegidos devido à profundidade em que se encontram. No caso do aquífero confinado, a circulação da água é muito lenta e as reservas de água podem levar milhares de anos para serem restituídas.
No aquífero confinado a água subterrânea está presa em uma camada do solo que possui uma pressão muito maior do que a pressão atmosférica. Por isso, quando é feito um furo no solo para extração da água, ela sobe até a superfície.
O aquífero é um reservatório feito de rochas, assim de acordo com a rocha armazenadora ele pode ser classificado em três tipos primários: poroso, fissural e cárstico.
fonte: UFRRJ - Departamento de Ciências do Meio Ambiente - DCMA - Rian da Silva Carvalho Pires https://itr.ufrrj.br/portal/wp-content/uploads/2017/09/monografia-rian-da-silva-carvalho-pires.pdf
fonte: UFRRJ - Departamento de Ciências do Meio Ambiente - DCMA - Rian da Silva Carvalho Pires https://itr.ufrrj.br/portal/wp-content/uploads/2017/09/monografia-rian-da-silva-carvalho-pires.pdf
fonte: UFRRJ - Departamento de Ciências do Meio Ambiente - DCMA - Rian da Silva Carvalho Pires https://itr.ufrrj.br/portal/wp-content/uploads/2017/09/monografia-rian-da-silva-carvalho-pires.pdf
Os aquíferos são abastecidos no Ciclo da Água, através da água da chuva. Por isso, é muito importante que haja uma gestão consciente do uso e ocupação do solo nos espaços urbanos e rurais. Pavimentos ou asfaltos inadequados impedem a absorção de água do solo. Assim, como também práticas agrícolas inadequadas prejudicam o solo impedindo que este realize a absorção da água corretamente.
Se o solo está prejudicado ou inviabilizado de alguma forma de absorver corretamente a água da chuva, isso faz com que os aquíferos também não sejam abastecidos de forma adequada, o que por sua vez faz com os rios não recebam a água necessária para manterem um bom nível em períodos de escassez de chuvas.
A poluição também é um fator muito importante, pois as águas dos aquíferos escoam de forma mais lenta do que as águas de um rio, assim são mais difíceis de despoluir.
Em várias regiões do Brasil os aquíferos são utilizados para realizar o abastecimento de água. Sendo assim, é super importante gerenciar e controlar o volume de água que pode ser utilizada. Cada estado possui um órgão gestor de recursos hídricos, que é responsável por dar a autorização para construir poços e a Outorga para fazer uso da água. No Rio de Janeiro, o órgão responsável é o INEA (Instituto Estadual do Ambiente).
O Brasil possui alguns dos maiores aquíferos do mundo, como por exemplo, o Alter de Chão, o Guarani e o Amazonas. Por isso, além dos órgãos gestores de cada estado, a ANA - Agência Nacional de Águas - também tem um papel importante. O trabalho da ANA em relação às águas subterrâneas é elaborar estudos sobre os aquíferos, fornecendo dados e informações para a gestão integrada sustentável dos recursos hídricos.
Precisamos proteger nossos aquíferos para que essa reserva hídrica não seja prejudicada. Por isso, nós do Água Menezes, como empresa de caminhão-pipa d’água temos a responsabilidade ambiental em estar de acordo com os órgãos regulamentadores e gestores dos nossos recursos hídricos.
A empresa Água Menezes possui todos os requisitos ambientais para fornecer água potável em caminhão-pipa através de aquífero, pois possuímos a Outorga de Direito de Uso da Água concedida pelo INEA, como também realizamos testes químicos para verificar e constatar a potabilidade da água.
Sempre que contratar caminhão-pipa exija a Outorga de Uso da Água ou cupom eletrônico da CEDAE, em caso de empresas que revendem água da CEDAE. Dessa forma você estará se protegendo de empresas clandestinas e evitando que você e sua família venham ingerir água contaminada.
Como empresa de caminhão-pipa temos paixão por esse trabalho porque fazemos mais que entregar água potável em caminhão-pipa, entregamos água potável com a missão de ajudar as pessoas em suas necessidades e a responsabilidade de cuidar do meio ambiente.
É uma parceria entre nós e cada cliente que confia em nosso trabalho, e também uma parceria com meio ambiente em passar conscientização às pessoas sobre a importância em saber usar a água no dia a dia.
Faça já seu orçamento conosco AQUI!
Você também pode também falar conosco via:
Formulário:
http://aguamenezes.com.br/contato
WhatsApp:
(21)96465-7471
Email:
contato@aguamenezes.com.br
Esse post te ajudou? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais, no WhatsApp e para todos que você conhecer. Assim você ajuda mais amigos a fazerem a melhor escolha de caminhão-pipa d’água.
Até a próxima!