Em posts anteriores tratamos sobre a importância da água potável no nosso dia-a-dia, nas nossas atividades em geral. Todo mundo sabe da importância da água potável, já é até clichê, mas às vezes podemos não estar dando a devida atenção que esse bem precioso à nossa vida merece.
Valorizamos a água quando economizamos ou quando evitamos o desperdício, mas também quando verificamos a procedência da empresa que escolhemos para abastecer nossas residências, nossas lojas, nosso trabalho e a sociedade como um todo.
Isso é uma questão de saúde e cuidado tanto com quem amamos quanto com o meio ambiente, pois o uso indiscriminado das bacias hidrográficas gera falta de água para todos os usos da sociedade e quem sofre são todos os cidadãos.
Você sabe quem é a ANA? Já falamos sobre a ANA em outros posts, mas pra quem é novo aqui, iremos explicar. A ANA - Agência Nacional de Águas é o órgão responsável por gerenciar os recursos hídricos, as águas, do nosso país.
A ANA abrange todo território nacional, mas para ajudar na fiscalização e gerenciamento desses recursos cada estado possui um órgão responsável por seus recursos hídricos. Aqui no Rio de Janeiro o INEA é o responsável em executar políticas estaduais de meio ambiente, recursos hídricos e recursos florestais também.
Quer saber mais sobre o INEA? Clique aqui!
Agora você pode estar se perguntando: “Mas, por que preciso saber sobre a ANA e o INEA e o que isso tem a ver com caminhão-pipa?
Pois toda empresa de caminhão-pipa séria precisa estar em dia com esses órgãos, já que são eles que dão autorização para utilizar a água. Já falamos aqui sobre a importância da Outorga da Água, que é um documento que autoriza a utilização dos recursos hídricos. Empresas que têm poço próprio precisam desse documento e laudos previstos na lei, pois tudo isso atesta que a empresa está em dia com a lei, ou seja, que nós não corremos risco ao ingerir ou utilizar a água em questão.
Além de toda essa documentação, laudos químicos da água e impostos para manter tudo em ordem, existe a DAURH.
A DAURH é a Declaração Anual de Uso de Recursos Hídricos. Esse ano a ANA recebeu mais de 3500 declarações. Na DAURH os usuários outorgados pela ANA, informam dos volumes captados ou lançados mês a mês no ano anterior. Ou seja, usuários que têm autorização para utilizar das águas, como poço artesiano, por exemplo, precisam declarar para a Agência Nacional de Águas quanto tem captado de água todos os meses do ano anterior. Quem lança descartes nas águas também precisa declarar.
Essa informação é super importante para a ANA, pois ajuda na gestão dos recursos hídricos nas bacias hidrográficas, para que todos possam ter acesso a água. Dessa forma, um uso não prejudica outro tipo de uso que também é importante. Os principais usos da água no Brasil são a irrigação, o abastecimento, fins industriais e geração de energia, responsáveis pela retirada de 2,098 milhões de litros por segundo dos corpos hídricos. Por isso é muito importante haver o controle da utilização da água para que toda a sociedade possa ser abastecida de forma correta.
Por isso é tão importante contratar empresas de caminhão-pipa que sejam regulamentadas, pois não adianta os órgãos governamentais implementarem leis para proteção do meio ambiente e sobretudo da nossa saúde e não verificarmos a procedência da empresa na hora de contratar caminhão-pipa.
O INEA sempre combate empresas clandestinas de caminhão-pipa. A Polícia Militar Ambiental, a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) também auxiliam nesse papel. Esses órgãos sempre encontram postos clandestinos de abastecimento de caminhão-pipa. Segundo a CEDAE, as ligações clandestinas que essas empresas realizam são as principais responsáveis pelas perdas de água, gerando um desperdício de mais de 20% da produção. O que faz faltar água para a população.
Faça sua parte e pesquise! Nem sempre preço baixo quer dizer segurança e qualidade, pois como você viu é preciso investir em uma estrutura para andar de acordo com a lei além de todos os impostos necessários.
Esse post te ajudou? Então compartilhe nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp. Assim você ajuda mais pessoas a fazerem a melhor escolha de caminhão-pipa d’água.
Caminhão-pipa é besteira ou ajuda mesmo?
Importância do caminhão-pipa na história da água